A revista Car and Driver Brasil testou, recentemente, o novo Chevrolet Tracker 2013. Confira, abaixo, um apanhado das características obtidas no teste.
Características do Chevrolet Tracker 2013
O primeiro diferencial já se percebe no exterior do utilitário: o novo Tracker não possui o estepe na tampa do porta-malas. E não chega a ser maior que o Ecosport, apesar de aparentar isso.
Possui 4,24 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,67 de altura, contra 4,21 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,69 m de altura do Ford Ecosport. A SUV conta, ainda, com um design bem específico já usado pelos projetistas da GM, como vincos curvos acima do para-lamas, linha de cintura em ascensão perto da traseira e rodas de 18 polegadas. O cx possui 0,35, contra 0,37 do Ecosport.
Apesar de ser cômodo para quatro pessoas, o Chevrolet Tracker não é tão espaçoso quanto o Renault Duster. A parte de trás é mais apertada do que a Ecosport, que possui encosto reclinável.
O porta-malas também perde para o de seus concorrentes, com apenas 306 litros de capacidade. Isso se deve, principalmente, ao estepe, que fica localizado sob o assoalho. O acabamento, por outro lado, é bastante caprichado e indica uma qualidade superior à da SUV da Ford.
Painel do Chevrolet Tracker 2013
A SUV tem a posição de condução elevada, e a regulagem de altura do banco permite um ajuste mais baixo. A mesma coisa ocorre com a regulagem de altura e profundidade do volante.
O Tracker 2013 traz, em seu painel, o mesmo modelo já utilizado nos lançamentos mais recentes da Chevrolet, com instrumentos como o velocímetro digital e conta-giros analógico. Possui uma tela de 7 polegadas, sensível ao toque, que é o destaque do painel e é responsável por comandar o sistema MyLink, onde se concentram várias funções, como Bluetooth, áudio e USB.
Na versão mais completa, a LTZ, o Chevrolet Tracker conta ainda com teto solar e câmera de ré. Curiosamente, o modelo não possui GPS. Contudo, o utilitário consegue se redimir com os itens de segurança.
Possui controle de tração e estabilidade (que ativa automaticamente em curvas perigosas a 50 km/h), tem seis air bags, freio a disco nas quatro rodas – o que garante uma frenagem de 100 km/h a 0 em apenas 44 m (enquanto a versão 4×2, por sua vez, possui tambores na traseira), conta ainda com luzes de neblina traseiras e dianteiras, sistema Isofix e assistente de arrancada.
Velocidade máxima do Tracker 2013
Nos testes, o novo utilitário da Chevrolet atingiu a velocidade máxima de 187 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 11,9 s – que foi exatamente o mesmo tempo obtido pela Ecosport – e alcançou 1.000 m em 34 segundos (apenas meio segundo a mais que a rival da Ford).
O novo Tracker se sobressaiu nas retomadas, por conta das rápidas trocas de marcha. Com a suspensão firme, a carroceria inclina pouco nas curvas rápidas. O novo SUV da Chevrolet anda bem tanto no off-road quanto no asfalto ruim.
O sistema inteligente de tração começa a marcha nas rodas dianteiras e, ao detectar algum problema no tracionamento, transfere a força automaticamente – e de forma progressiva – para as rodas traseiras. Contudo, o modelo não possui pneus mistos nem bloqueio de diferencial. E o vão livre, assim como os ângulos de ataque, não mascaram seu DNA urbano.
Muitos utilitários tiveram a missão de derrubar o Ecosport e falharam. Contudo, o novo Chevrolet Tracker 2013 tem tudo para dar muita dor de cabeça para os seus concorrentes!
Fonte: Car and Drive