Aprenda como economizar combustível dirigindo tanto na cidade como na estrada…
Você sabia que é possível economizar até 20% de combustível, apenas mudando alguns hábitos?
Veja algumas dicas sobre como economizar combustível realizando as mesmas atividades do dia-a-dia:
Como Economizar Combustível na Estrada e na Cidade
Você não precisa deixar de usar o seu carro para poupar combustível. Apenas fazendo manutenções periódicas, usando-o com eficiência e evitando desperdícios, você já consegue obter um bom resultado.
Confira algumas dicas para o seu carro gastar menos combustível, tanto na cidade como na estrada:
1 – Organize o seu trajeto
Planeje bem o seu itinerário, antes de sair de casa. Evitando as vias mais congestionadas, você consegue se organizar melhor e otimizar as suas atividades.
2 – Acelere suavemente
Quando estiver dirigindo, utilize o acelerador levemente, sem usar mais força que o necessário para o carro se locomover. Além disso, não acelere durante as trocas de marcha, quando estiver acionando a embreagem.
3 – Troque as marchas no tempo certo
Evite esticar as marchas, trocando-as na rotação correta do motor. Dessa forma, você estará reduzindo o consumo do veículo.
4 – Devagar nos semáforos
Tire o pé do acelerador ao se aproximar de um semáforo. Assim, você economiza combustível e ainda prolonga a vida útil dos freios.
5 – Desligue o motor quando parado
Quando estiver parado, não fique com o motor do carro ligado por mais de dois minutos. Você gasta menos combustível desligando o carro e ligando novamente.
6 – Devagar nas arrancadas e freadas
Evite ao máximo as arrancadas e freadas bruscas, pois elas aumentam o consumo do veículo. Além disso, elas contribuem para um desgaste prematuro das peças do carro, além do perigo de causar acidentes.
7 – Diminua a velocidade
Dirija em uma velocidade mais baixa. Testes realizados com diversos veículos mostram que o consumo de combustível a 100 km/h é até 20% maior do que a 80 km/h.
8 – Não acelere sem necessidade
Antes de desligar o motor do carro, não acelere. Além de queimar combustível à toa, você dilui o óleo do motor com o combustível não queimado, o que aumenta o desgaste do mesmo.
9 – Faça manutenções periódicas
É essencial fazer manutenções periódicas no veículo, como manter o motor do carro sempre regulado, os pneus sempre calibrados, as rodas balanceadas etc. Apenas os pneus maus calibrados já fazem o consumo do carro aumentar em até 10%, segundo alguns estudos.
Além disso, verifique sempre se o óleo lubrificante está no nível correto, e realize as trocas de óleo dentro do prazo especificado pelo fabricante do veículo. Veja também os cabos, velas e outros componentes do sistema de ignição.
Por último, cheque regularmente os freios pois eles podem estar presos e, com isso, podem ocasionar um aumento do consumo.
10 – Cuidado com cargas e bagageiros
Não sobrecarregue o carro e procure não transportar pesos desnecessários, pois isso força o motor e aumenta o consumo. A cada 50 kg de peso extra, o consumo aumenta em 1%.
Além disso, se o seu veículo possui bagageiros adaptados no teto, remova-os quando não estiver utilizando porque eles criam resistência no deslocamento do veículo, o que aumenta o consumo.
11 – Não deixe o veículo no sol
Procure sempre estacionar o seu veículo em locais protegidos do sol, pois o forte calor pode ocasionar perdas de combustível por evaporação. Sem contar, ainda, os danos que o sol pode causar na pintura do automóvel.
12 – Evite viajar com o vidro aberto
Ao contrário do que muitos acreditam, viajar com o ar condicionado do carro ligado gasta menos combustível do que viajar com a janela aberta. Isso devido à resistência do ar ser maior com os vidros abertos, o que exige mais potência do motor e, consequentemente, um maior consumo de combustível. Assim, prefira sempre viajar com os vidros fechados e o ar ligado.
13 – Observe o selo de consumo do INMETRO
O INMETRO, em parceria com o CONPET (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), executam desde 2008 o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que visa informar aos consumidores sobre a eficiência energética de vários modelos de automóveis, ajudando-os na escolha dos mais econômicos.
Assim, você deve observar sempre o selo de consumo, nos automóveis 0km, dando preferência para aqueles que possuírem classificação “A” ou “B”.
14 – Seja sustentável
Sempre que for possível, prefira o transporte coletivo ao invés do carro. Ou então, se você realmente precisar do veículo, tente promover o transporte solidário.
Por fim, tente não usar o carro para ir a lugares mais próximos. Ao andar a pé ou de bicicleta, você economiza combustível e ainda contribui para a sua saúde.
Gostou dessas dicas especiais de como economizar combustível? Então compartilhe com seus amigos e familiares! 🙂